SP terá evento inédito de literatura infantil para crianças e adultos

A Ocupação Literária, de 22 a 30/07, é uma iniciativa do Clube de Leitura A Taba, com programação construída coletivamente por bibliotecas, livrarias e editoras

Entre os dias 22 e 30 de julho, São Paulo será ocupada pelas infâncias, crianças, histórias e livros em uma série de eventos gratuitos para pequenos e grandes leitores. Numa iniciativa inédita, editoras, livrarias e bibliotecas se uniram para criar uma agenda de atividades para as crianças e famílias, a Ocupação Literária.

A iniciativa e a coordenação são do Clube de Leitores A Taba, e participam da ocupação as Bibliotecas Hans Christian Andersen e Caminhos da Leitura; as Livrarias Faz de Conta, Miúda, NoveSete e Panapaná, e as Editoras Biruta, Boitatá, Brinque-Book, Caixote, Companhia das Letrinhas, Escarlate, Nova Alexandria, Ozé, Pequena Zahar, Pulo do Gato e Semente.

Na programação, 13 atividades gratuitas que vão de oficinas, contações de histórias, encontros sobre mediação leitora, literatura para bebês e crítica literária até uma exposição de ilustrações originais, contação acessível em libras e debates sobre desafios da curadoria de livros para a infância.

As atividades acontecem em sete bairros e em quase todas as regiões, contemplando as zonas sul, central, oeste e leste. “Pensamos a Ocupação Literária para que a literatura para infância se espalhe em diferentes lugares, levando não só entretenimento, mas abrindo espaço também para debates e conversas importantes sobre leitura e formação de leitores”, conta Denise Guilherme, fundadora de A Taba. “A ideia é criarmos um evento permanente com a presença de um número cada vez maior de bibliotecas, livrarias e editoras envolvidas”.

Iniciando a programação, nesta sexta (22), às 19h, a Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 – Pompeia) recebe Giselda Perê, que contará no escuro, histórias sobre mitos de criação do mundo.

No sábado (23), às 10h, a mesa “A volta das fadas: descobrindo mulheres escritoras”, terá a participação de Susana Ventura e mediação de Denise Guilherme. O encontro voltado para adultos acontece na Biblioteca Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé).

No mesmo horário, a Faz de Conta Livraria (Rua Conselheiro Carrão, 420 – Bixiga) recebe o lançamento e exposição do livro Alcateia (Editora Ozé), de Fabíola Reis; a Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana), terá Daniela Gutfreund para falar sobre a abordagem de temas políticos em sala de aula; e a Editora Nova Alexandria (Rua Engenheiro Sampaio Coelho 111 – Ipiranga) comemora os 114 anos de Solano Trindade com contação de história.

A programação completa você encontra no site do evento.

Fonte: Publisnews