Em época de crise no mercado, editoras se aproximam dos leitores
Livros e quadrinhos deixaram de chegar nas grandes lojas. E para suprir o mercado, editoras criam lojas físicas e virtuais
Vivemos o período que a palavra-chave é reinventar. O mercado editoral vive atualmente essa mutação, nunca se lançou tantos livros e quadrinhos como atualmente. A procura continua, a demanda é alta, o acabamento é cada vez mais bem feito. E mesmo com todo esse cenário montado a crise editorial é uma realidade, grandes lojas estão fechando e quem continua com as portas abertas não paga os fornecedores. E as editoras são as mais prejudicas no momento, por causa dos altos custos de produção de um quadrinho, por exemplo. Tudo funciona, mas na hora de receber o negócio trava.
Para passar por esse momento ruim do mercado muitas editoras decidiram conversar diretamente com os seus próprios clientes. A Editora Mythos atualmente publica quadrinhos europeus, material da Bonelli, Hellboy, entre outros… E recentemente inaugurou uma loja fisica na Rua Augusta, um dos pontos mais movimentados de São Paulo. Segundo Joana Rosa Russo, que trabalha no departamento comercial da Mythos, essa é uma estratégia planejada há muito tempo. “A gente começou sentir a necessidade por conta dos problemas com as livrarias. Mas também é uma medida de se aproximar do leitor e trazer coisas exclusivas. Acreditamos que o maior patrimônio da editora é o leitor. Por isso viemos para a Rua Augusta, um lugar descolado, dinâmico e perto do metrô”, explica Joana.
A loja fica dentro de uma galeria conhecida na região e vai funcionar de quinta a domingo e conta com ótimos descontos. “Aqui na loja vamos funcionar com o esquema de rotatividade de descontos teremos semanas com linhas especificas de desconto. E vão variar de 10% até 70%. E quem sabe 80% um dia”, revela Joana.
Quem compra na loja física da Mythos ganha desconto e brindes
A Editora Mino aposta alto na sua nova loja online, que também conta com muitos descontos, e venda casada com brindes exclusivos. Quem comprou o último lançamento da Mino – Drácula por Mike Mignola e Roy Thomas – pelo site ganhou um lindo pôster. “Precisamos falar direto com nosso público, isso sempre foi a intenção da Mino e a gente sempre buscou fazer isso. Seja indo em todos os eventos, seja tendo esse canal de venda. Acredito que nesse momento falar com nosso público é cada vez mais importante”, diz Janaína de Luna, editora-chefe da Mino. Esse ano a Mino vai lançar o quadrinho Gildeons Falls e já enviou para alguns clientes uma amostra da HQ do Jeff Lemire, todo esse trabalho funciona muito bem para cativar o público, segundo Janaína. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação, a gente está sempre fazendo eventos, a gente faz vídeos, a gente abre discussões sobre o fazer quadrinhos, enfim, esse tipo de criação de conteúdo às vezes é até mais efetivo para atrair leitores do que o simples desconto, porque desconto por desconto as grandes redes também podem fazer”, finaliza.
Mangás da JBC são impressos e agora digitais
Para a Mythos, a loja fisica está funcionando… Na Mino, a virtual será de grande ajuda. Mas a JBC, atualmente, é a única que está apostando forte em conteúdo digital. Muitos títulos já estão dísponiveis no formato para e-reader, algo que o brasileiro ainda não está acostumado, mas que pode ser o futuro daqui pra frente. “O digital é um plano de longo prazo, mas é algo que pode ajudar muito o mercado editorial como um todo. Outra coisa a se fazer é investir nas lojas especializadas e outras livrarias, além de prospectar pontos alternativos”, finaliza Cassius Medauar.
Links:
Mythos – Rua Augusta, 1416, dentro da galeria “Mais um Pouco de Tudo”.
https://www.lojamythos.com.br/
Mino – http://www.editoramino.com/loja/
Social Comics – http://www.socialcomics.com.br
Fonte: Portal R7